
-
Arquitetos: SEA Arquitectos
- Área: 298 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Héctor Santos Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos situados em uma área bastante isolada, ao final de uma tranquila rua na localidade de Feáns, em A Coruña, Espanha. O entorno da casa é predominantemente arborizado, oferecendo vistas privilegiadas para a cidade.

A casa se abre com uma perspectiva emoldurada para a paisagem urbana de Coruña, mas fundamentalmente para o sol e para a natureza. O limite interior-exterior se resolve de forma gradual através de vazios no volume. Criamos um filtro de paredes que geram, a partir da área de estar, um espaço prévio ao exterior e facilitam uma atmosfera mais íntima para o habitante.

A casa é maciça, atemporal e contida. Buscamos uma clara sensação de proteção para os habitantes com um material que enfrenta o exterior e contrasta com o interior acolhedor.

A materialidade das paredes continua em toda a cobertura, criando um volume cuja textura vai suavizando progressivamente em direção ao interior, com um matiz quase têxtil no concreto. Achamos muito interessante ver a natureza do material, mostrar sua composição como faria cada aduela de um arco. Este concreto tem agregados escuros com matizes verdes e brancos que tentam gerar uma relação com o entorno natural, assim como conferir uma escala mais humana ao conjunto. O tempo fará a casa envelhecer com uma pátina semelhante às casas tradicionais de pedra.

Dentro da proteção que produz esta arquitetura tão primitiva, buscamos outras sensações básicas e agradáveis ao ser humano, como a luz zenital na área de estar. Essa luz marca a interseção dos eixos da casa. Este ponto divide a habitação entre as distintas zonas de privacidade e recebe iluminação desde todas as orientações. Queremos criar um espaço íntimo e, ao mesmo tempo, um espaço exterior.









